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NOSSOS INDICADORES

Usamos indicadores de mercado, com sustentação acadêmica e científica. Com eles, podemos mensurar pontos pertinentes acerca de bem estar integral, satisfação do cliente, retorno investidor e retorno para a sociedade.

Bem Estar Integral

Satisfação do Cliente

Retorno Investidor

Retorno Sociedade

Âncora 1

Bem Estar Integral

Perfil SócioDemográfico

Este perfil permite identificar as características básicas do universo de colaboradores.
Esta qualificação permitirá posteriormente estabelecer cruzamentos e correlações por categoria da performance dos diferentes indicadores na plataforma.

 

Tipicamente, estas categorias são:

  • Faixa etária, estado civil, gênero, orientação sexual, cor ou raça

  • nivel de escolaridade, ocupação, cargo, área / departamento

entre outros critérios que deseja personalizar

FIB - Felicidade Interna Bruta

Bem-Estar Integral no trabalho;

Governança para ALTA GESTÃO.

FELICIDADE INTERNA BRUTA (FIB) é um indicador sistêmico desenvolvido no Butão, um pequeno país do Himalaia. O conceito nasceu em 1972, elaborado pelo rei butanês Jigme Singya Wangchuck. Desde então, o reino de Butão, com o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), começou a colocar esse conceito em prática, e atraiu a atenção do resto do mundo com sua nova fórmula para medir o progresso de uma comunidade ou nação.

 

O conceito foi desdobrado para ambiente corporativo, sendo avaliado sob 9 dimensões:

Bem-estar psicológico, Saúde, Uso do tempo, Vitalidade comunitária, Educação, Cultura, Meio ambiente, Governança, Padrão de vida

 

Veja como a metodologia já carrega fortemente a abordagem ESG. Apesar do nome, acreditamos que esta metodologia entrega uma excelente visão do bem-estar integral do colaborador e um excelente instrumento para construção de planos de ação.

FIB - Felicidade Interna Bruta (gestor)

Trata-se de uma visão complementar ao FIB Colaborador. Esta pesquisa avalia a intencionalidade do gestor, enquanto a anterior destaca a percepção do colaborador sobre as mesmas 9 dimensões (Bem-estar psicológico, Saúde, Uso do tempo, Vitalidade comunitária, Educação, Cultura, Meio ambiente, Governança, Padrão de vida).

Uma sobreposta a outra, permite identificar os gaps em cada dimensão entre a visão da liderança e seus times.

eNPS - Employee Net Promote Score

Escala de LEALDADE

O eNPS ou Employee Net Promoter Score é uma métrica nascida no Marketing (criada pela Bain Company, veja abaixo em indicadores de Cliente), adaptada e incorporada pelo RH para medir o nível de satisfação dos funcionários, ou seja, se eles se sentem engajados com a empresa.

 

Assim como o cálculo do NPS, o índice que mede o grau de satisfação dos seus colaboradores começa com uma pergunta objetiva:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar esta empresa como um lugar para trabalhar?

 

Isso permite identificar Promotores (nota 9 e 10), Neutros (7 e 8) e Detratores (0-6) e calcular o indicador:

Cálculo eNPS = número total de promotores (que responderam de 9 a 10) menos o número total de detratores (que responderam de 0 a 6) dividido pelo número total de respondentes.

04 Estágios de Segurança Psicológica

T. CLARK

Podemos definir segurança psicológica como o ato de gerar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis e seguras para exercerem plenamente suas atividades profissionais (na execução mas também na abordagem criativa).

 

A metodologia validada por Timothy R. Clark propõe 4 estágios para a segurança psicológica :

1. Segurança para se sentir incluído.

2. Segurança para aprender.

3. Segurança para contribuir.

4. Segurança para desafiar o "status quo", ou seja, para desafiar a mesmice.

 

Esse método traz excelentes respostas de modelo de liderança e de capacidade de contribuição dos times.

Pesquisa customizada de Clima Organizacional

PCCO pode ser construída a a partir de parâmetros já aplicados em outras dimensões pela empresa e que ao serem reaplicadas, recuperem históricos e traçabilidade de ações.

Escala de Estresse no Trabalho (EET)

Essa pesquisa tem por objetivo analizar os estressores psicossociais no ambiente de trabalho, identificando assim a presença ou não de estresse ocupacional. Validado por PASCHOAL, Tatiane; TAMAYO, Álvaro (2004).

Escala de Satisfação no Trabalho (EST)

Esta escala tem por objetivo geral de analisar a satisfação no trabalho com apoio em cinco fatores, construída e validada por Siqueira (2008): satisfação com salário, os colegas, a chefia, as promoções e a natureza do trabalho.

Escala de Burnout 

Oldenburg Burnout Inventory (OLBI)

Este perfil permite identificar as características básicas do universo de colaboradores.
Esta qualificação permitirá posteriormente estabelecer cruzamentos e correlações por categoria da performance dos diferentes indicadores na plataforma.

 

Tipicamente, estas categorias são:

  • Faixa etária, estado civil, gênero, orientação sexual, cor ou raça

  • nivel de escolaridade, ocupação, cargo, área / departamento

entre outros critérios que deseja personalizar

Engajamento 

Utrech Work Engagement Scale (UWES)

O engajamento no trabalho é visto como o oposto do burnout. Ao contrário dos que sofrem com a síndrome de burnout, trabalhadores com engajamento tem um senso de energia, estão conectados com o trabalho, e se vêem como capazes de lidar com as demandas de seu trabalho.

 

A pesquisa é composta por 3 blocos : 6 itens de vigor, 5 de dedicação e 6 de absorção

O vigor refere-se aos altos níveis de energia e resiliência, a vontade de investir esforços, não se fadigar com facilidade, e persistir face as dificuldades.

A dedicação refere-se a um senso de significado pelo trabalho, sentindo-se entusiasmado e orgulhoso em relação ao seu labor, sentindo-se inspirado e desafiado por ele.

A refere-se a estar totalmente imerso em seu trabalho e tem dificuldades em desapegar-se dele, o tempo passa rapidamente e ele esquece-se de tudo ao seu redor.

Escala de Alegria no Trabalho

Jena & Prahdan, 2017

Instrumento de autorrelato , que avalia os fatores pessoal, organizacional  e interrelacional. As instruções para o preenchimento pedem para que os participantes respondam às perguntas em escala de resposta tipo Likert de 5 pontos, a qual varia entre discordo totalmente e concordo totalmente.

Censo de Diversidade, Pluralidade e Inclusão

Jena e Prahdan (2017) desenvolveram este instrumento especificamente destinado à avaliação da alegria no trabalho. Esta escala apresenta correlações positivas fortes com a satisfação e engajamento no trabalho, um comprometimento organizacional afetivo (afetos positivos dirigidos ao trabalho).

 

Este instrumento é composto por 18 itens, que avaliam os fatores pessoal (7 itens), organizacional (4 itens) e interrelacional (7 itens). As instruções para o preenchimento pedem para que os participantes respondam às perguntas em escala de resposta tipo Likert de 5 pontos, a qual varia entre discordo fortemente e concordo fortemente.

SQR20 (OMS) 

Self Required Questionnaire - Transtornos Mentais

O Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20; Harding et al., 1980) é um instrumento desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde para rastreio de transtornos mentais comuns em serviços de atenção primária. A versão brasileira do instrumento conta com 20 questões indicativas de transtornos não psicóticos. As alternativas de respostas são do tipo “sim” ou “não” e cada resposta positiva equivale a um ponto, podendo o escore total variar de 0 a 20 pontos.

O instrumento de triagem SRQ-20, destinado a detectar sintomas, alcança relevante ação voltada para os níveis primários de atenção. Sintomas como insônia, fadiga, irritabilidade, esquecimento, dificuldade de concentração e queixas somáticas podem sinalizar a existência dos transtornos mentais comuns (TMC). Rastrear e prevenir a integridade da saúde mental dos trabalhadores se faz necessário atualmente.

Satisfação do Cliente

NPS Net Promoter Score

NPS Net Promoter Score

Em 2003, Frederick F. Reichheld escreveu uma publicação na Harvard Business Review apresentando o conceito de NPS. 

 

Em algum momento da sua vida, você já deve ter se deparado com uma pesquisa como essa: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a Empresa X para um amigo?”

 

Os clientes que dão uma nota de 0 a 6 são considerados detratores, ou seja, não estão satisfeitos com a sua marca, com o seu produto, com o seu atendimento ou qualquer coisa da sua empresa. Essas são as pessoas que provavelmente vão falar mal da sua empresa para seus contatos. Além disso, ainda podem ser um grande risco de churn ou de não comprar mais de sua empresa.

 

Os clientes que dão nota 7 ou 8 são considerados passivos/neutros: não estão insatisfeitos, mas também não são leais. Podem também trazer alguns pontos de atenção sobre sua empresa nos seus comentários, mas que não o fazem querer abandoná-la (ao menos por enquanto).

 

Já os clientes que dão nota entre 9 e 10 são considerados promotores: aqueles que amam a sua empresa e provavelmente recomendam sua empresa para amigos e até mesmo nas redes sociais. São tesouros valiosos que podem ser usados para trabalhar seu marketing boca em boca.

 

A partir das notas dadas pelos clientes é calculada a sua nota de NPS. O cálculo é bem simples:

% clientes satisfeitos – % clientes insatisfeitos = NPS

 

CSAT

O Customer Satisfaction Score foi um dos pioneiros na avaliação de satisfação do cliente. A métrica era chamada, em 1989, de Barômetro da Satisfação do Cliente Sueco. Em 1994, o conjunto de dados englobou não apenas a Suécia, mas também os EUA e recebeu o nome de American Customer Satisfaction Index.

 

Seu diferencial, com relação a NPS, está no fato de que ele é utilizado em pontos específicos de interação. Como no momento da compra, troca, solução de problemas, conversas através do telefone, ou digitalmente, por exemplo. Seu uso é complementar ao do NPS (que dá uma visão mais geral de relacionamento com a marca).

 

Geralmente são testados tópicos como: produto, ponto de venda, preço, atendimento, entrega, cobrança, entre outras dimensões ou critérios de negócio (geralmente escolhidos para confirmar hipósteses de descontentamento).

 

Geralmente usa-se a escala:

  1. Muito satisfeito;

  2. Satisfeito;

  3. Indiferente;

  4. Insatisfeito;

  5. Muito insatisfeito.

CES

Customer Effort Score (CES) é um formato de pesquisa de satisfação do cliente usada para mensurar a experiência com um serviço de uma empresa.

O nível de esforço que o usuário tinha que aplicar se mostrou um fator determinante na probabilidade de o cliente comprar com a empresa novamente ou recomendá-la.

 

A avaliação portanto pede que os clientes deem uma nota para a facilidade no uso de produtos ou serviços, em uma escala de 5 pontos (likert): Esforço muito alto, Esforço alto, Neutro, Esforço baixo e Esforço muito baixo.

 

No caso a escala numérica, calcula-se da seguinte forma: somam-se as notas e divide-se pela quantidade de pessoas que responderam à pesquisa. Uma nota maior do que 3,5 (na escala de 1 a 5) aponta um CES satisfatório.

Contact Rate

Este é indicador importante de eficiência operacional no relacionamento com o cliente, pois relaciona a quantidade de tickets ou vendas gerados sobre o volume de reclamações recebidas nos canais de atendimento. Trata-se de termômetro objetivo do quanto o universo de cliente está encontrando de problemas ao longo de sua jornada.

Taxa de Recompra

Relação de sucesso com o cliente é relação que gera nova venda. Respeitando as características do negócio, encontrar a relação de clientes de voltam a comprar com a marca é indicador objetivo de percepção de lealdade.

O cálculo deve ser feito entre volume de clientes que recompraram no período médio usual de mercado para a categoria de produto.

Retorno Investidor

ROIC, ROI e ROE

Apesar de serem siglas parecidas, o ROIC, ROI e ROE são bem diferentes.

  • ROIC mensura o retorno do capital total investido na empresa, incluindo os aportes próprios e de terceiros.

  • Enquanto isso, o ROE (Return On Equity) avalia apenas o retorno sobre o patrimônio líquido, realizado pelos acionistas.

  • Diferente dos outros dois indicadores, o ROI (Return Over Investment) ou Retorno Sobre Investimento, avalia o quanto a empresa ganha ou perde em cada investimento realizado.

Para tornar essa diferença mais clara, vamos resumir cada um desses indicadores:

  • ROIC: Mede a capacidade da empresa de gerar retorno com base no capital total investido por investidores e credores.

  • ROE: Indica o retorno financeiro que a empresa consegue obter com o patrimônio líquido

  • ROI: Avalia a lucratividade ou prejuízo de cada investimento.

ROCE

ROCE, sigla em inglês para Return on Capital Employed, ou Retorno sobre Capital Empregado, em português, é um indicador financeiro que mensura a eficiência de uma empresa em suas atividades. Ou seja, busca determinar se o valor investido será bem empregado e, consequentemente, trazer resultados.

 

A equação utilizada para se chegar ao valor do Retorno sobre Capital Empregado de uma empresa é a seguinte:

ROCE = EBIT/Capital empregado

O EBIT, sigla para Earnings Before Interests and Tributation, ou, em português “lucro antes dos juros e tributos”, nada mais é do que o lucro operacional de um negócio sem serem descontados valores referentes a dívidas, impostos e operações de natureza financeira.

Enquanto, o capital empregado pode ser interpretado por três valores diferentes, são eles:

  • Passivo circulante;

  • Total de ativos;

  • Subtração do ativo circulante passivo circulante.

ROO

Muito mais abrangente que o ROI, o ROO (Return on Objectives) não está interessado especificamente nos resultados financeiro, mas no retorno sobre os objetivos traçados ainda na etapa de planejamento do evento. Esse é o indicador mais recomendado caso a meta da ação não esteja no lucro, mas no engajamento, interação e reconhecimento da marca diante do seu público, por exemplo.

É muito comum, principalmente no segmento corporativo, realizar eventos com o intuito de apresentar um produto, reforçar a identidade de marca, alcançar um número X de visitantes, promover networking ou até mesmo coletar dados sobre potenciais clientes. E embora esses objetivos não possam ser monetizados imediatamente, é possível mensurar os resultados obtidos com cada uma das ações por meio do ROO.

EBIT, EBTIDA

EBIT é a sigla para o termo em inglês Earnings Before Interest and Taxes. Em nosso idioma, isso significa “lucro antes dos juros e tributos” e pode ser representado pela sigla LAJIR, ainda que a maioria dos relatórios feitos usem a sigla do termo em inglês. 

 

EBITDA (Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) significa em português Lucro Antes dos Juros, Impostos Depreciação e Amortização e é representado pela sigla LAJIDA.

 

Assim como no EBIT, o EBITDA demonstra apenas o lucro operacional da empresa. Além de não considerar impostos e efeitos financeiros, a depreciação de ativos tangíveis e a amortização de ativos intangíveis.

 

Como vimos, a diferença entre EBIT e EBITIDA está no que é considerado no cálculo de lucros. Ambos consideram apenas o lucro proveniente de atividades operacionais, entretanto o segundo desconsidera a depreciação de ativos tangíveis e a amortização dos ativos intangíveis.

 

Tanto o EBITDA quando o EBIT são feitos com base nas informações disponíveis na DRE – Demonstração do Resultado do Exercício. O cálculo necessita do lucro operacional líquido que pode ser descoberto com a fórmula:

 

Lucro operacional líquido = receita líquida – custo das mercadorias – despesas operacionais – despesas financeiras líquidas 

 

Agora, com resultado do cálculo acima, o EBIT pode ser calculado pela fórmula:

 

EBIT = lucro operacional + tributos sobre o lucro + despesas financeiras líquidas das receitas financeiras

 

O cálculo do EBITDA é semelhante, basta somar acrescentar os valores de depreciação e amortização:

 

EBITDA = receita líquida + custo das mercadorias + despesas operacionais + despesas financeiras líquidas + depreciação + amortização

Retorno Sociedade

Alinhamento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ONU - 17 ODS

ODS são um plano de ação para alcançarmos um mundo mais justo e sustentável em 2030. As empresas são parceiras no alcance destes objetivos e, ao integrá-los em sua estratégia de negócio, tornam-se mais competitivas e preparadas para o futuro. 

10 passos do Pacto Global (ONU)

O Pacto Global advoga Dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. 

ISE B3

O objetivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial.

 

Apoiando os investidores na tomada de decisão de investimento e induzindo as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês) contribuem para a perenidade dos negócios.

 

O ISE B3 se baseou fortemente em metodologia de referência internacional SASB. E ajustou seus questionários para o contexto brasileiro. Hoje a metodologia propõe construir uma matriz de 5 eixos: Capital Humano, Capital Social, Governança e Alta Gestão, Meio Ambiente, Modelo de Negócio e Inovação.

 

O ISE B3 é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos nesta metodologia. Os índices da B3 utilizam procedimentos e regras constantes do Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3.

 

O objetivo do ISE B3 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. Apoiando os investidores na tomada de decisão de investimento e induzindo as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês) contribuem para a perenidade dos negócios.

Matriz de Maturidade ESG 

Ambiental / Social / Governança (Boston College)

Matriz de Maturidade ESG Ambiental / Social / Governança (Boston College) cruza indicadores dos 07 níveis de consciência de gestão ASG com os estágios de maturidade da liderança da empresa.

Índice de Percepção Interna ESG

Ambiental / Social / Governança (Boston College)

Enquete realizada com colaboradores composta de 07 perguntas sobre percepção interna de ação de indicadores ASG.

IMPORTANTE: A Fairjob entende e respeita a SINGULARIDADE da operação de cada CLIENTE, sendo assim todas as nossas Pesquisas são ajustáveis em termos de linguagens, áreas e prazos, definidos sempre em conjunto a cada projeto.

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